Os danos causados pela pandemia do novo coronavírus vão muito além dos pulmões, atingem toda nossa saúde, inclusive dos olhos, causando atraso no diagnóstico e tratamento de várias doenças, entre elas a catarata, doença grave que, se não for tratada adequadamente, leva à cegueira.
Como resultado das medidas de prevenção e controle da covid-19, muitos pacientes tiveram seus atendimentos, exames, tratamentos e cirurgias eletivas (não urgentes), adiados.
Suspensas em todo o Estado desde o mês de março, devido aos esforços prioritários do governo no enfrentamento à pandemia, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES-MG, mantém o retorno gradual das cirurgias e procedimentos eletivos no Sistema Único de Saúde - SUS, recomendado desde o dia 15 de outubro.
O contrato de Nº 068/2018 foi celebrado entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Fundação de Saúde de Montalvânia – Hospital Cristo Rei, sob a interveniência da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 29 de junho de 2018, no valor de R$ 144.091,92.
A Fundação de Saúde de Montalvânia – Hospital Cristo Rei, por sua vez firmou contrato com o Hospital dos Olhos Montes Claros, que veio com sua equipe para realização das cirurgias.
Para reduzir parte deste estrago que está levando a população à perda da visão, as cirurgias de catarata estão sendo realizadas em Montalvânia, iniciadas na última sexta-feira (11), e vão acontecer até esta terça-feira (15), atendendo um total de 168 pacientes de 9 municípios: Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz, Januária, Manga, Miravânia, São João das Missões e Juvenília.
De acordo com a secretária administrativa da Fundação de Saúde de Montalvânia, Sandra Maria Pimenta, o Hospital Cristo Rei foi escolhido pela Secretaria de Estado da Saúde por ser um hospital que possui contrato com essa Secretaria e por estar em dia com toda sua documentação (certidões negativas: SRF/PGFN, FGTS, CNDT estadual, municipal, trabalhista e alvará sanitário), tendo Cadastro Geral de Convenentes do Estado de Minas Gerais – CAGEC, regular, podendo assinar o Termo aditivo por meio do Sistema Eletrônico de Informação – SEI, e receber o valor destinado às cirurgias.
Os pacientes dos outros municípios são encaminhados de acordo com a triagem de cada Secretaria Municipal de Saúde e o atendimento. E a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital seguem todos os protocolos de segurança relacionados à pandemia, respeitando todas as ações e protocolos aprovados pela Vigilância Sanitária.
A equipe de Fiscais Municipais da Covid-19 recebe, orienta, conduz e cuida dos pacientes desde a sua chegada até o momento em que vão embora, seguindo todas as normas preconizdas pela Organização Mundial de Saúde - OMS.
Para o prefeito Dr. José Ornelas a ação visa prioritariamente a qualidade de vida do paciente, da nossa e das outras cidades, que precisa fazer a cirurgia de catarata e também à diminuição da fila de espera para essa cirurgia, que por conta da suspensão das cirurgias eletivas durante a pandemia aumentou em todo o estado e as pessoas estavam perdendo a qualidade da visão.
A secretária municipal de Saúde, Ana Nery Mendes, diz que, por ainda estarmos vivendo uma pandemia, todos os cuidados estão sendo tomado para proteger os pacientes, todos idosos, da covid-19, que chegam animados com a esperança de voltar a enxergar e a ter mais qualidade de vida.
- Ajudar estas pessoas a voltar a enxergar é muito gratificante, encerra a secretária.
CATARATA
A catarata é uma doença grave que pode comprometer a visão. Se não for tratada adequadamente, leva à cegueira. A enfermidade, geralmente, atinge as pessoas com idade acima de 50 anos, mas em algumas situações afeta também os jovens.
#Montalvania #NovoTempo #Prefeitura #SecretariaDeSaude #HospitalCristoRei #MutirãoDeCatarata #QualidadedeVida