Hoje (17/5), celebramos o Dia Internacional contra a Homofobia, uma data marcada pela luta contra a discriminação e o preconceito que pessoas LGBTQIA+ enfrentam diariamente.
A homofobia se caracteriza, principalmente, pela aversão e discriminação de um grupo cuja sexualidade e identidade sempre foi hegemônica contra outros grupos que fogem aos padrões estabelecidos.
Atitude esta que deve ser combatida para que possamos formar uma sociedade que esteja baseada na tolerância e no respeito ao próximo, independente da sua orientação sexual.
O Dia Internacional Contra a Homofobia é comemorado em 17 de maio em memória à data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado, e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde – CID, da Organização Mundial da Saúde - OMS, em 17 de maio de 1990.
o Supremo Tribunal Federal – STF, decidiu, em 2019, que casos de homofobia e transfobia se aplicavam na lei que trata do racismo, fazendo, assim, com que a homofobia seja considerada crime. Como prevê o artigo 20 da Lei do Racismo, a pena para este crime é de um a três anos de reclusão, podendo chegar a cinco anos se houver divulgação do ato homofóbico em meios de comunicação, como redes sociais, e multa para quem cometer essa conduta.
Cada pessoa deve ter a liberdade de expressar sua identidade e amar quem quiser, sem medo de represálias ou discriminação.
Que possamos ser agentes de mudança, ser amor, dar amor, e assim combater o preconceito com amor, respeito e empatia. Juntos, podemos construir uma sociedade onde todos possam viver com dignidade e liberdade, sendo quem realmente são.
Por um mundo com mais amor, mais respeito e mais empatia!
-
-
on 17 Mai 2024
-
Acessos: 59