Prefeitura inicia encoleiramento de cães para reforçar o combate ao calazar no município
Com o objetivo de reduzir os casos de Leishmaniose visceral canina e humana no município a Prefetiura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - Centro de Controle de Zoonoses, inicia o encoleiramento de cães, na sede e na zona rural.
A ação visa reduzir os casos de Leishmaniose visceral canina e humana, também conhecida como calazar, nos bairros e comunidades rurais com alta incidência de casos nos últimos anos.
A coleira inseticida é impregnada com Deltametrina, tendo a capacidade de repelir e matar o mosquito que transmite a Leishmaniose.
O encoleiramento será realizado no domicílio do animal. Após a testagem para Leishmaniose Visceral, todos serão encoleirados e os casos positivos submetidos ao teste confirmatório.
Fique ligado
Locais onde irão acontecer o encoleiramento
Centro
Praça Cristo Rei, Rua Galileu, Rua Zoroastro, Rua Chung-Tse, Av. Buda e ruas do entorno da Praça de Esportes, Av. Sócrates, Av. Santayana e Av. Confúcio – da Praça Cristo Rei a ponte sobre o Rio Poções e ruas do entorno.
Bairros
Raimundo Ferreira: Av. Confúcio e Av. Mama Cocha - entre as Ruas Júlio Verne e Montaigne;
Guarabira: Todo o Bairro;
São José: Todo o Bairro;
Comunidades rurais
Boa Vista III, Capitão do Mato, Buritizinho, Barra do Poldrinho, Capim Pubo, Jacaré, Salobro, Campinas, Espírito Santo, Grotão e Cupins.
Atenção
Os encoleiramentos serão feitos apenas em locais com prevalência de calazar, portanto os bairros e localidades já foram definidos no plano de ação.
Aguarde a visita da médica veterinária do município e de um agente municipal de endemias em sua residência.
Fique de olho
Se o seu animal estiver com queda de pelos - especialmente ao redor dos olhos, lesões persistentes na pele, emagrecimento, sangramentos, crescimento exagerado das unhas, procure a Vigilância Epidemiológica ou o Centro de Controle de Leishmaniose para agendar o exame. Todo o processo será feito no domicílio do animal.
Deixe seu melhor amigo, você e nossa cidade livres do calazar.
-
-
on 27 Dezembro 2023
-
Acessos: 51