Conheça a origem do Hipismo no mundo, no Brasil e em Montalvânia
Parte 2
A ligação entre homem e cavalo é milenar. O conjunto formado por cavaleiro e cavalo tem sua origem no século XIX, época em os nobres ingleses tinham o hábito de praticar caçadas. Anos depois foi criado um tipo de prova que reproduzia as caçadas, com seus obstáculos característicos. Daí se originaram as provas de salto. Com o passar do tempo o esporte foi evoluindo, as regras se aperfeiçoando e criadas novas categorias.
🇧🇷 No Brasil a primeira competição de hipismo data-se de 1641, realizada em Recife por iniciativa do príncipe holandês Mauricio de Nassau.
Os primeiros clubes hípicos no país foram fundados em 1911.
Em Montalvânia, o esporte chegou em 1988, trazido pelo jovem recém-formado em zootecnia, Antônio Horácio Sales, que chegara de Uberaba com planos de implantar o hipismo em Montalvânia. Trouxe um professor de doma racional – sem violência, e alguns amigos do meio se inscreveram para que fosse realizada a primeira prova em sua fazenda, que foi um sucesso. Depois disso a fama se espalhou e mais competidores surgiram, sendo as provas realizadas no Parque de Exposições.
Os primeiros participantes do hipismo em Montalvânia foram, além do idealizador Horácio Sales, Nego de Alfredo e suas irmãs Lula, Dô, Diu e Fia; Cacilda Montalvão; Nadma Viana; Sandra e Jim; Sérvio Túlio; Aílton de Dondinha; Merson; China entre outros, com Gilvando Elias fazendo a locução.
A partir daí foi lançada a semente e criado o movimento Clube do cavalo “Cavalgar é preciso”, quando os competidores participaram de vários torneios locais e até em outras cidades.
E, após algum tempo, Montalvânia volta a ser palco da grande festa do esporte rural, valorizando as tradições do município e os vaqueiros, cavaleiros e amazonas e presenteando toda a população com as competições que envolveram técnica e empenho, levando alegria às torcidas.
Esse ano o circuito foi o mais organizado e animado de todos os tempos e com o melhor desempenho dos competidores.
-
-
on 04 Dezembro 2023
-
Acessos: 52