SÍFILIS
Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, divulga Boletim Epidemiológico Anual de Sífilis
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde divulga nesta segunda-feira (13/11), o Boletim Epidemiológico Anual de Sífilis no município de Montalvânia no ano de 2023.
O objetivo é ampliar a conscientização da população para o problema, que é de fácil identificação e tem tratamento.
A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível – IST, curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum e pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios.
Para fazer o teste, que é gratuito, basta comparecer ao laboratório do município. O resultado sai no mesmo dia e em caso positivo o tratamento é oferecido pela rede pública de saúde.
De acordo com o documento, foram constatados um total de 4 casos, sendo 2 de Sífilis Adquirida e 02 de Sífilis em Gestante. Todos os casos foram devidamente acompanhados pela UBSs de origem.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível e, por isso, pode ser transmitida por meio da relação sexual vaginal, anal ou oral desprotegida, ou seja, sem camisinha, ao entrar em contato com a secreção das lesões presentes na região genital e/ ou anal.
Os primeiros sintomas são feridas indolores no pênis, no ânus ou na vulva que, se não forem tratadas, desaparecem espontaneamente e retornam depois de semanas, meses ou anos nas suas formas secundária ou terciária, que são mais graves.
Para evitar a doença use preservativo mas relações sexuais.
Consulte um médico com frequência.
Prefeitura de Montalvânia. Cuidando da nossa gente.
-
on 17 Novembro 2023
-
Acessos: 39