PROGRAMA ESTRADA BOA
Sobre a matéria “Programa Estrada Boa”, divulgada nessa quarta-feira (13/9), vamos esclarecer alguns fatos.
O maior Programa de recuperação de estradas vicinais do município tem o objetivo de recuperar essas vias oferecendo mais conforto e segurança aos moradores das comunidades rurais, mais agilidade para quem necessita escoar suas produções agrícolas e todos que fazem uso dessas estradas.
A execução de serviços e ações de conservação de solo e água, e adequação de estradas vicinais com encascalhamento e compactação por 94 km, objetivando a revitalização da bacia do rio Cochá e do rio Carinhanha, no valor de R$ 2.636.400,00, será executado pela Codevasf, por meio da empresa Construtora Marfim LTDA, vencedora do processo licitatório.
As comunidades beneficiadas serão Novo Horizonte, Flexeira, Barreiro de Santana, Janaína, Saquim, Corredeira, Grotão, Água Ruim, Espírito Santo, Mate Canoa, Sussuarana, Cupins, São José, Sapé, Paraopeba e Poções.
Essa recuperação de estradas foi conquistada por meio da Associação Cochanina Águas do Norte – ACAN, com empenho da Prefeitura, já que o projeto se encontrava há muito tempo parado na Codevasf e só teve celeridade devido as constantes cobranças da Associação, do prefeito Fredson França e de outros órgãos e pessoas envolvidos na causa.
A recuperação de estradas se deu por ter sido constatado, por meio de estudos, que grande parte dos processos erosivos que levam sedimentos, assoreando os leitos dos rios iniciam-se nas estradas vicinais.
A Secretaria Municipal de Transportes e Estradas Vicinais citada no texto, não será responsável pela execução dessa etapa do programa Estrada Boa, mas sim da recuperação de outras estradas vicinais do município não contempladas pelo projeto da Codevasf e que serão realizadas com recursos próprios.
Com o Programa Estrada Boa a realidade dos moradores da zona rural será outra. O sofrimento por conta de estradas ruins vai fazer parte do passado.
Prefeitura de Montalvânia. Transformando vidas e realizando sonhos.
-
on 18 Setembro 2023
-
Acessos: 49