1º de Agosto é Dia Mundial da Amamentação
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos, visto que é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa.
Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.
Um fator muito importante também é o equilíbrio emocional proporcionado ao contato direto entre mãe e filho, gerando um elo de carinho e amor.
De acordo com a supervisora do Programa Criança Feliz, Elivânia Louzada, as visitadoras do programa, entre muitas outras ações, sempre orientam as mães a amamentarem seus filhos até os seis anos de idade.
A dona de casa Erica Fogaça, que ilustra nossa matéria, diz que sempre amamentou seus filhos, pois sabe da importância desse ato, e que aceitou fazer a foto para incentivar outras mulheres a amamentarem.
A enfermeira do PSF Soldados da Saúde, Nayara Bitencourt, diz que a amamentação vai além da nutrição da criança.
- É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe, declara a enfermeira.
A mãe que amamenta transmite vida e amor ao seu filho!
Prefeitura de Montalvânia. Nosso povo, nosso maior patrimônio