(38) 3614-1537 | 3614-1429

Siga nos nas redes sociais    icon face   icon insta

ATENÇÃO - PREFEITURA DE MONTALVÂNIA INFORMA

A Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal Saúde, vem a público informar que está realizando diversas ações para combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.


No último dia 7, iniciou-se o Mutirão de Limpeza com enfoque no combate aos focos do mosquito. O conjunto de ações envolveu borrifações com a utilização da bomba costal, recolhimento de materiais que acumulam água e podem servir de criadouros, limpeza pesada (com recolhimento de entulho e restos de árvores).
Ao mesmo tempo, os agentes de combate a endemias visitaram residências, aplicaram larvicidas, entregaram materiais educativos aos moradores e também sacos plásticos, para que fizessem a limpeza dos quintais de suas casas.
Na sexta-feira (16), conseguimos finalizar todo o Mutirão dentro da sede do Município (Bairros Raimundo Ferreira, Novo Horizonte, Vila Nova, Santa Eulalia, Vila Dalila, São José, Guarabira e região central).
A partir de hoje, 23 de fevereiro, iniciaremos o Mutirão de Limpeza com enfoque no combate ao aedes aegypti nos distritos.
Quanto à utilização de carro fumacê, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) emitiu nota técnica esclarecendo que, (devido à escassez de matéria-prima, está em falta o inseticida utilizado para combate ao mosquito da dengue, desde outubro de 2022).
Entretanto, recentemente, a SES-MG informou que outros inseticidas, recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e autorizados pelo Ministério da Saúde, poderão ser adquiridos e utilizados pelos municípios para controle das arboviroses (Dengue, Chickungunya e Zika).
Desse modo, visando a saúde e ao bem-estar dos nossos munícipes, informamos que estamos comprando inseticidas eficazes no combate aos mosquitos, autorizados pelo Ministério da Saúde. Ainda, estamos adquirindo, com recursos próprios, um MINI GERADOR
AEROSSOL A FRIO - UBV - FUMACÊ, que se assemelha ao fumacê que o Estado oferta, para dedetização/desinsetização de insetos vetores, visando a erradicação dos mosquitos adultos, uma vez que este equipamento possui eficiência no controle de vetores responsáveis pela proliferação de endemias tais como Dengue, Zika,Chikungunya, Malaria e Febre Amarela. Esta medida foi tomada em caráter excepcional devido a situação que o município se encontra atualmente devido ao surto das arboviroses.
Alertamos que as medidas de prevenção devem ser reforçadas no verão, pois o calor aumenta a circulação e atividade do mosquito.
Ressaltamos que, para que essas medidas tenham resultado, é essencial a colaboração de cada um dos cidadãos cochaninos. O principal cuidado deve ser em relação a locais com água parada, que é onde o Aedes deposita seus ovos.
Assim, cabe a cada morador: manter caixa d'água e outros reservatórios tampados; limpar calhas, canaletas, ralos, bandejas de ar-condicionado e de geladeiras; guardar baldes e garrafas virados para baixo; redobrar o cuidado com pneus e outro objetos que possam acumular água.
Enfim, trabalhando juntos e em colaboração, poderemos combater o mosquito!

on 27 Fevereiro 2023
Acessos: 66