Categories SAÚDE

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA NO MUNICÍPIO MAIS DE 1 MIL EXAMES DE PSA, QUE PREVINE O CÂNCER DE PRÓSTATA

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que só os homens têm. Fica logo abaixo da bexiga e na frente do reto e a uretra, o canal que transporta urina passa através dela. Contém pequeninas glândulas especializadas que produzem parte do líquido seminal ou sêmen, que protege e nutre os espermatozóides.

Na maioria das vezes, o câncer de próstata tem desenvolvimento lento e alguns estudos mostram que cerca de 80% dos homens de 80 anos, que morreram por outros motivos, tinham câncer de próstata e nem eles nem seus médicos desconfiavam. Em alguns casos, porém, ele cresce e se espalha depressa.

Só existe uma maneira de cura: descobrindo-o precocemente. A forma mais rápida e eficaz é fazer um exame preventivo, que é PSA, um exame de sangue extremamente eficiente para o diagnóstico deste tipo de câncer, que deve ser feito antes do temido exame de toque.

Em Montalvânia, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um mutirão e mobilizou a população masculina sobre a importância da prevenção, realizando mais de 1 mil exames de PSA (1.182), durante os dias 4 e 5 (Sábado e domingo).

Após a entrega dos resultados a Secretaria de Saúde irá orientar e encaminhar para tratamento os homens que tiveram alteração.

Mas quem possui mais de 45 anos e não fez o exame ainda pode fazê-lo, basta se dirigir ao laboratório do PSF Aliança, ao lado da Câmara Municipal, marcar o horário para a coleta do sangue e pegar as orientações de como se preparar para o procedimento.

Prefeitura de Montalvânia. Prevenindo e alertando a população masculina sobre o câncer de próstata.