Categories DIVERSOSSAÚDE

SECRETARIA DE SAÚDE DESENVOLVE MUTIRÃO DE AÇÕES DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA NOS PSF’S DA SEDE E DA ZONA RURAL

A Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove mutirão de ações com informação e orientação sobre o combate ao câncer de mama, dentro da Campanha Outubro Rosa em todos os PSF’s, da sede e d zona rural.

Durante todo o dia cada PSF terá café da manhã, palestras, rodas de conversas, caminhadas, exibição de vídeos e distribuição de brindes.

Todos os profissionais da Saúde estarão envolvidos nestas ações.

23/10 – PSF Soldados da Saúde / Sede;

26/10 – PSF Aliança / Sede e PSF’s das comunidades de Cana Brava e São Sebastião de Poções;

27/10 – PSF Esperança / Sede e PSF da comunidade de Capitânia;

30/10 – PSF de Pitarana;

31/10 – PSF de Novo Horizonte.

A Campanha Outubro Rosa tem como objetivo estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas e informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, enfermeira Vanessa Pereira, estas ações têm como principal objetivo, chamar a atenção da comunidade para a seriedade do tema.

– Quanto antes for diagnosticada, a doença poderá ser tratada e as chances de cura são maiores. Estaremos orientando as mulheres e fazerem o auto exames e facilitando o acesso ao agendamento dos exames de mamografia, justamente, para trabalhar a prevenção, diz Vanessa.