Categories DIVERSOSSAÚDE

PSF SOLDADOS DA SAÚDE PROMOVE AÇÃO DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

O mês de novembro é dedicado ao combate do câncer de próstata, o chamado Novembro Azul.

“Novembro Azul” é uma campanha de conscientização à sociedade em geral, especialmente aos homens, orientando e esclarecendo sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo diversas ações durante todo o mês e, dentro das ações da Campanha o PSF Soldados da Saúde promoveu às 18 horas desta quarta-feira (22), no pátio da igreja católica do bairro Novo Horizonte, uma roda de conversa sobre o tema para quase 100 homens.

Houve palestra com o médico Charles Luna e a enfermeira Cida Nunes, dinâmica com o NASF, brincadeiras, lanche e distribuição de brindes: “kit do homem” e bombom com mensagem.

Na oportunidade foram entregues os resultados de PSA sem alterações dos homens que fizeram o exame na campanha promovida pela Secretaria de Saúde.

A enfermeira Cida Nunes disse que foi muito gratificante poder levar informações e esclarecer duvidas, além de proporcionar momentos de descontração para parte da população masculina da cidade.

– A escolha do horário foi estratégia da equipe para que todos pudessem participar levando em consideração o horário de trabalho deles, disse.

 

Saiba mais sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens, o primeiro é o câncer de pulmão.

Inicialmente não manifesta sintomas, mas com o passar do tempo e a falta de prevenção, o tumor cresce e pode provocar problemas como, dificuldade para urinar, sangramento, obstrução do jato urinário e dor pélvica.

Prevenção

Segundo informações de especialistas, os homens devem voltar a sua atenção para a prevenção, fazendo os exames devidos com 50 anos de idade.

Homens com histórico familiar, ou homens negros devem iniciar a prevenção, fazendo exames a partir dos 40/45 anos de idade.

Outras medidas de prevenção: evitar o sedentarismo realizando exercícios físicos constantes, evitar alimentos gordurosos, e com muito açúcar, manter o peso, não fumar, e manter uma alimentação saudável.

Exames que se completam

Existem dois exames que se completam para diagnosticar este tipo de câncer no homem: o PSA (exame de sangue) e o exame de toque retal.

Estes exames devem ser feitos periodicamente, conforme orientação médica.

Previna-se.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *