Categories DIVERSOSEDUCAÇÃO

PREFEITURA REALIZA A II CONFERENCIA DE EDUCAÇÃO

Com o objetivo de debater as politicas públicas da Educação para os próximos dez anos, a Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã deste sábado (11), no auditório Juarez Espínola Guedes / Monte Lopino, a II Conferência Municipal de Educação, com o Tema: Implementar os Planos de Educação é defender uma educação pública de qualidade social, gratuita, laica e emancipatória.

Participaram os profissionais de Educação, representantes do poder público municipal, estadual e da sociedade civil organizada com o intuito de discutir e aprimorar o Plano Municipal de Educação.

A Conferência é um espaço de debate de vários segmentos sociais para a socialização de experiências, avaliação da situação da educação no município e proposição de diretrizes da politica municipal de educação.

As discussões giraram em torno de nove eixos temáticos, incluindo pontos como financiamento, valorização profissional e diversidade.

A conferência nacional de educação vem se consolidando como estratégia fundamental para fortalecer diálogos democráticos e promover ampla participação na definição da política educacional no país. Possui um caráter mobilizador e propositivo, articula expectativas da sociedade brasileira em relação ao direito à educação e, por meio da interação democrática entre sociedade civil e política, promove o debate e a construção de propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação. Diante disso, faz-se necessário discutir sobre a melhoria educacional no país, no estado e no município.

Na abertura houve uma apresentação cultural pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e apresentação musical com a Professora Wiliany Neves Costa Mota, ambas da Escola Municipal São José.

A equipe de apoio da II Conferência Municipal de Educação de Montalvânia foi formada por:

Hozana Peixoto Sales Marinho

Josiléia Aguiar

Maria Geralda Gonçalves Neves

Mirza Mota Barros

Nádia Alkmim Fonseca

Reycilane Silva Ornelas

Venus Carvalho Delmondez

De acordo com o Decreto Municipal  nº 41/2017  a Comissão Organizadora da II Conferência Municipal de Educação do município de  Montalvânia foi composta por representantes do seguintes segmentos:

Representando os gestores da educação pública municipal – Hozana Peixoto Sales Marinho.

Representando os trabalhadores em educação – Antônio Francisco de Sousa.

Representando os estudantes – Mariana Gonçalves Vieira e Raquel Gonçalves Veiga.

Representandoos pais de alunos – Wiliany Neves Costa Mota e Elma Oliveira Ramos.

A palestra com o tema  “Implementar os Planos de Educação, é defender uma educação pública de qualidade social, gratuita, laica e emancipatória”, foi proferida pela secretária municipal de Educação da cidade de Manga, Fabrícia Ferreira Mota, que é pedagoga com formação em supervisão, inspeção escolar e magistério, mestre em Gestão Educacional e doutoranda em Educação  pela  Universidade  Autônoma de Assuncion (Paraguai).

Após a palestra houve divisão dos grupos em eixos, onde cada grupo elaborou propostas para apresentação e sistematização dos trabalhos.

Os eixos discutidos foram:

-Eixo 1:  Planos decenais e SEE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

– Eixo 2: Planos decenais e SEE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

– Eixo 3: Planos Decenais, SEE e Gestão Democrática: participação popular e controle social;

– Eixo 4:  Planos Decenais, SEE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;

– Eixo 5: Planos Decenais, SEE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

– Eixo 6: Planos Decenais, SEE e Políticas Intersetoriais de Desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

– Eixo 7: Planos Decenais, SEE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

– Eixo 8: Planos Decenais, SEE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social;

– Eixo 9: Construindo o Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais – SIEP/MG.

Após a elaboração e apresentação das propostas foi servido um almoço.

A conferência foi uma ação conjunta para a consolidação, o fortalecimento e a articulação de ações que promoveram o diálogo, o debate, a formulação e a avaliação de temas de interesse público relevantes para o desenvolvimento educacional.

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Paulo  Freire