Categories DIVERSOSSAÚDE

PREFEITURA PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Considerada uma das principais ferramentas junto à população para que sejam disseminadas informações sobre a saúde e ações de prevenção de doenças, os agentes comunitários de saúde – ACS, são fundamentais no processo de conscientização da população para a importância de se prevenir doenças, entre outras atividades.

“É dever do agente comunitário de saúde orientar e informar à comunidade, daí a importância de estarem capacitados”, com estas palavras o secretário municipal de Saúde, José Afonso Filogônio, abriu o encontro que aconteceu na sexta-feira (5) na sede da UAITEC Polo Montalvânia, durante todo o dia.

Os ACS receberam treinamento para que possam desenvolver plenamente suas habilidades e competências, com vistas a promoção da saúde da população residente em sua área de abrangência.

O trabalho do ACS com suas atividades, através das visitas domiciliares e ações de saúde junto a população, é um importante
elo entre a comunidade e as equipes de saúde, por isso a necessidade de estarem sempre capacitados para que, além do trabalho realizado com a população, também haja interação com sua equipe.

As palestras foram realizadas pelos próprios enfermeiros das equipes e abordaram assuntos como motivação, atribuições do ACS, processo de trabalho, imunização, confecção de fichas do E-SUS, sistema de informação do Ministério da Saúde entre outros. Houve também a participação do NASF.

De acordo com o secretário a capacitação foi uma boa oportunidade dos agentes tirarem dúvidas e trocarem experiências e salientou ainda a preocupação desta gestão em criar um plano de ação para desenvolver ações junto às comunidades, e ressaltou que outras capacitações farão parte da rotina de trabalho dos agentes.

– Agradecemos a participação e o empenho de todos os profissionais na realização deste trabalho! Garantimos que  mais capacitações serão realizadas, pois só através do diálogo, apoio e comprometimento podemos realizar ações e serviços de qualidade, visando sempre a saúde e o bem comum da população, disse o secretário.