Categories DIVERSOSMEIO AMBIENTEOBRASSAÚDE

PREFEITURA PROMOVE CAMPANHA “CIDADE LIMPA. CIDADE SEGURA” PARA COMBATER O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Com a chegada do período chuvoso e a elevação da temperatura os locais propícios para o mosquito Aedes aegypti se desenvolver se multiplicam e a população deve se mobilizar para eliminar os focos.

Pensando nisso a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Vigilância Ambiental, em parceria com o Setor de Limpeza Urbana, Setor de Obras e com o apoio da população, lançou a campanha “Cidade Limpa. Cidade Segura” para promover ações de limpeza das ruas, lotes, comércios e residências da sede, dos distritos e das comunidades rurais, para deixar o município livre do mosquito transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Nos dias 27 e 28 de dezembro de 2017, a campanha aconteceu no distrito de Pitarana.

Foram realizadas visitas educativas com entrega de panfletos, eliminação de focos do mosquito e recolhimento de futuros criadouros em todos os domicílios desta localidade.

De acordo com o coordenador do Setor de Vigilância Ambiental, Sílvio Alves Pereira, todas as vias públicas do distrito foram limpas, totalizando 25 focos eliminados nas residências, 02 caçambas de recipientes que servia de criadouros do mosquito, 08 caçambas de entulho, 02 caçambas de galhos e 03 caçambas de terra provenientes da limpeza do campo de futebol.

De acordo com o coordenador, uma inspeção semanal de dez minutos é suficiente para eliminar os criadouros domésticos, que representam por cerca de 80% do total.

– Não só a chuva, mas também a temperatura, que começa a aumentar fazem com que o Aedes aegypti prolifere com mais facilidade. Quando tem chuva aumenta a oferta de criadouros e quando a temperatura sobe, aumenta a velocidade do seu desenvolvimento, explicou Sílvio.

Faça a sua parte, evite focos de proliferação do mosquito e ajude a sua localidade a ficar livre das doenças transmitidas por ele.

Fique ligado no dia em que o mutirão de limpeza vai estar em sua rua e recolha todo o material que pode ser criadouro do mosquito.

Vamos juntos manter nossa cidade longe do mosquito Aedes aegypti.

Lembre-se: “Cidade Limpa. Cidade Segura.”