Categories DIVERSOSEDUCAÇÃO

PREFEITURA PARABENIZA TODOS OS PROFESSORES DE MONTALVÂNIA E DO BRASIL

O professor está em toda parte. É o elemento incentivador, realizador
e aperfeiçoador de todas as profissões e atividades. Em tudo e em toda
parte necessita-se da pessoa que ensina que instrui e que educa. A
benemérita mestra das primeiras letras, os mestres da aldeia, do
ensino fundamental e do ensino médio são pessoas vitais para a vida da
família, da sociedade, da organização científico-cultural, religiosa e
política.

Apesar da importância enorme do mestre, pouco ou nada se faz para que
essas crianças e adolescentes tenham mestres bem preparados e bem
pagos. Vivemos em uma sociedade do saber. O desafio é de permitir ao
maior número de pessoas o acesso ao saber.

A profissão de professor é a mais importante de todas, porque ele
forma do médico ao engenheiro, passando pelos cientistas, nenhuma
atividade é tão essencial a uma sociedade como a educação. É por isso
também que o professor tem de ser cada vez mais valorizado e
respeitado como um mestre.

Origem da data

A origem do dia do professor se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.