Categories DIVERSOSSAÚDE

HOJE É DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Hoje, 15 de Setembro, é comemorado o Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde.

A Lei Municipal de Nº 906/2006, foi criada através do Projeto de Lei de autoria do então vereador José Afonso Filogônio Ferreira, atual secretário municipal de Saúde e sancionada pelo então prefeito Dr. José Ornelas.

Personagem fundamental da cadeia de Atenção Primária é o Agente Comunitário de Saúde que está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce.

Sua ação favorece a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias. Tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade e para que isso aconteça, está sempre alerta. Todas as famílias e pessoas da região são acompanhadas por meio da visita domiciliar, na qual se desenvolvem ações de educação em saúde. Entretanto, sua atuação não está restrita ao domicílio, ocorrendo também nos diversos espaços comunitários.

O Agente Comunitário de Saúde auxilia na promoção do cuidado à saúde da população, alertando, prevenindo e identificando os problemas de cada região. Comprovadamente, o atendimento realizado de maneira mais humanizada traz melhores resultados para a saúde da população, pois favorece o estabelecimento de uma relação de confiança entre o profissional e usuário, aumentando vínculo e a adesão ao tratamento.

O trabalho passa por todos os aspectos da família. Conhecer essa realidade, envolver a equipe de saúde e a comunidade na busca de recursos e estratégias que possibilitem superar essas situações são atitudes muito importantes que podem ser desencadeadas pelo agente, repercutindo na mudança da qualidade de vida e no aumento de oportunidades para essas pessoas na construção de uma comunidade mais solidária e cidadã.

A Prefeitura de Montalvânia, por meio do prefeito Dr. José Ornelas, e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do secretário José Afonso, felicitam a todos estes profissionais tão importantes para a saúde do município! Parabéns!