Categories DIVERSOSEDUCAÇÃO

ESTUDANTES MUNICIPAIS AGORA TÊM UNIFORMES

Em uma alegre e animada festa, em ritmo de carnaval, a Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria de Educação, realizou a entrega dos uniformes escolares aos estudantes da escola Municipal São José, representando todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, após esta entrega, todas as escolas do município receberam uniformes para serem entregues aos seus alunos.

O uso de uniforme por estudantes teve influência do exército, que já adotava esse estilo de vestimenta única para todos os seus militares. No Brasil, eles começaram a ser utilizados por estudantes a partir de 1890, na Escola Normal, localizada em Niterói, no Rio de Janeiro, e nos anos que se seguiram foi se propagando.

Diversas vantagens são apontadas sobre o uso do uniforme nas escolas:

A primeira delas é a praticidade. Os alunos, especialmente as crianças, costumam sujar seu uniforme no dia a dia, com caneta, canetinhas, tintas ou em brincadeiras na hora do intervalo e educação física. Isso traz um grande desgaste para as roupas e, o fato de a criança utilizar o uniforme em vez de outras roupas, traz uma boa economia para o bolso dos pais. Além disso, o uniforme diminui o tempo que a criança leva para se aprontar para a escola, uma vez que não precisa ficar escolhendo roupas.

Eles também são mais econômicos. Não apenas por evitar o desgaste de um contingente maior de roupas, mas os uniformes costumam ser mais baratos do que as roupas convencionais.

Também há uma maior segurança na hora de brincar. O tecido desta vestimenta é flexível e não há elementos que podem machucar (como correntes, por exemplo). Por este motivo, muitas escolas exigem também o uso de tênis, especialmente nos dias de educação física.

O uso do uniforme escolar também pode conferir responsabilidade. Quando se encontra em fase de desenvolvimento, as noções de disciplina e responsabilidade são de grande importância para a criança, e o uniforme irá ajudá-la a discernir a hora de estudar da hora de lazer.

Além disso, um dos maiores motivos apontados para o uso do uniforme é o fato de tornar mais fácil a identificação do aluno. Se algum tipo de acidente ocorrer enquanto a criança está fora da escola, ao olhar o uniforme será possível identificá-la. A medida se torna extremamente importante, especialmente se não há o costume de andar com documentos de identidade.