Categories DIVERSOSEDUCAÇÃO

CRECHE LUCIANO FERNANDES MARINHO RECEBE CERCA DE 200 CRIANÇAS PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA

Cerca de 200 alunos, uns voltando e outros iniciando, tiveram hoje (26) seu primeiro dia de aula do ano letivo de 2018 na Creche Luciano Fernandes Marinho. Muito choro e desejo de voltar para casa marcaram o dia dos pequenos que foram à escola pela primeira vez.  Profissionais da Educação Infantil dizem que o choro dos pequenos no primeiro dia de aula em creche é comum.

A supervisora escolar, pedagoga Reycilane Silva Ornelas, diz que o choro é uma das manifestações mais frequentes na hora da separação, e isso acontece porque eles estão sem a presença dos pais, num ambiente novo e estranho. Mas ao longo do tempo as crianças vão se adaptando às novas pessoas e ao novo ambiente.

– Deve-se partir do pressuposto de que o choro é linguagem, por isso, é preciso “ler” a reação das crianças. A creche e a pré-escola proporcionam a primeira experiência em um espaço coletivo fora de casa. É preciso que a família confie no trabalho realizado pela instituição que vai passar a dividir a responsabilidade pela educação das crianças. Elas não serão deixadas sozinhas, ingressarão em um espaço planejado para elas e realizarão atividades diversas para o seu próprio desenvolvimento, explica.

Enquanto algumas choram, outras se mantém quietas e observam o comportamento dos novos colegas. E os professores e monitores, cuidam dos pequenos com muito amor, paciência e atenção.

A coordenadora da instituição, Marley Oliveira, diz que toda a equipe está treinada e preparada para receber as 200 crianças, de 2 a 4 anos, separadas em 8 turmas.

São 60 funcionários: coordenadora, auxiliares de secretaria, professores, monitores, cantineiras e ajudantes de serviços gerais. Sendo 8 professores, 1 eventual, e 33 monitores, cuidando das crianças o dia inteiro.

A coordenadora diz que para acalmar a meninada são usadas diversas atividades de adaptação, brincadeiras, práticas de acalanto, carinho e conforto, para que os pequenos passem a se sentir mais tranquilos e seguros.

Para receber os pequenos estudantes a creche passou por algumas adaptações, pintura em todo o prédio e ainda trabalhos de arte para que o ambiente ficasse mais agradável e acolhedor.

A creche recebe os alunos às 6h40, com tolerância de 1 hora, e são entregues aos pais ou responsáveis das 16 às 17 horas.

Oferece, além das atividades lúdicas e pedagógicas, 4 refeições sendo café da manhã, almoço, lanche, jantar, 1 fruta pra levar pra casa e muito amor, carinho e atenção.

ATENDIMENTO AMPLIADO

Como a demanda de crianças de 2 a 4 anos era muito grande, 3 turmas  de alunos de 5 anos, da alfabetização, passaram a funcionar em salas cedidas na Escola Estadual Inconfidentes, ofertando assim, cerca de 60 vagas para esta faixa etária.

Com esta mudança a lista de espera foi zerada e o atendimento a crianças de 2 a 3 anos, passou de 60 para 120.

Prefeitura de Montalvânia. Um Novo Tempo começou.