Categories AGRICULTURADIVERSOS

PREFEITURA DE MONTALVÂNIA E DEPUTADO ZÉ SILVA REÚNEM AGRICULTORES E ASSENTADOS DO MUNICÍPIO PARA RECEBEREM TÍTULOS DE POSSE E ASSINAR CONTRATOS PARA CRÉDITO RURAL

Numa solenidade cheia de emoção, 90 famílias de agricultores assentados que vivem nas comunidades de Grota do Espinho, Paraíso Salobro e Vaca Preta receberam importante incentivo para a produção em suas propriedades: a assinatura de contrato com o Incra para receber crédito rural.

Esta ação tem o objetivo de transformar e impulsionar as vidas destes agricultores, na produção de alimentos e na melhoria da qualidade de vida destas pessoas, pois as famílias terão um aumento na renda e poderão aumentar seu poder aquisitivo.

A iniciativa também beneficia toda a população da cidade, que depende dos moradores do campo para se alimentar, e agora terão mais opções de comprar com melhores preços.

A Prefeitura de Montalvânia, por meio do departamento municipal de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu a solenidade na manhã deste domingo (25), no Auditório Juarez Espínola Guedes/Monte Lopino.

O espaço esteve lotado de moradores do campo, ávidos em ter mais oportunidades, para regularizar suas terras e melhorar de vida.

Muitos se emocionaram ao assinar o contrato e por fim a uma luta de muitos anos e agora chegou a um desfecho vitorioso, graças ao empenho do deputado Zé Silva.

Além de títulos de posse, os assentados também tiveram acesso a políticas públicas voltadas para o setor, como crédito e assistência técnica.

A cerimônia foi organizada e conduzida, brilhantemente, pelo chefe de departamento municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Raimundo Severo de Luna (Dinda), que demonstrou muito conhecimento e familiaridade com os temas discutidos.

Fizeram parte da mesa de honra o prefeito Dr. José Ornelas e sua esposa, secretária municipal de Assistência Social, Maria de Jesus Rocha; vice-prefeito, Pedro Lopes; deputado federal Zé Silva; chefe da unidade avançada do Incra em Montes Claros, Wanderson Barroso; vereador Gildenes Justiniano, representando a Câmara Municipal; assessores do deputado estadual  Arlen Santiago, Vlader Teixeira e Reinaldo Landulfo, ex-prefeito da cidade de Capitão Enéas.

Os vereadores Zé Reis, Jerry Jânio Ferreira, Arnoldo Flores (Nanô) e Signei Fagundes também estiveram presentes, assim como alguns secretários municipais e diversas lideranças da região.

Os agricultores e assentados das comunidades de Grota do Espinho, Paraíso Salobro e Vaca Preta assinaram contrato de crédito rural, sendo R$ 3.000 do Fomento Mulher e R$ 5.000 do Fomento Semiárido, conforme adequação de cada família.

O recurso investido foi de R$ 690 mil, beneficiando 90 famílias de pequenos produtores que vivem nas três comunidades, regularizando a ocupação dos assentamentos.

Os produtores também foram beneficiados pela Lei 13.606/2018, de autoria dos Deputados Zé Silva e Nilson Leitão, que garante a redução de 40% no imposto Funrural e renegociação das dividas rurais com descontos que chegam a 95%.

O prefeito Dr. José enfatizou a importância de se valorizar o homem do campo e da grandeza do gesto do deputado Zé Silva em ajudar Montalvânia e as famílias dos assentados beneficiados.

A partir desse ano, até abril de 2.020, 160 famílias de agricultores de Montalvânia também serão beneficiados com as ações do projeto D. Helder Câmara, realizado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), em parceria com a Emater-MG. Com o projeto, além de fomento produtivo, os agricultores receberão assistência técnica e orientação para melhoria da gestão de sua produção, com investimento de quase R$ 1 milhão.

Ação parlamentar do deputado Zé Silva também garantiu ao município a construção de uma agroindústria de farinha para agricultura familiar, a revitalização do Rio Cochá, sistema de abastecimento de água para as comunidades rurais de Caraíbas, Bentos, Lebrina, Grotão, Vaca Preta, Morcego e Criolo, e do assentamento Grota do Espinho.

Conforme o deputado Zé Silva a instalação da Unidade Avançada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra em Montes Claros, em julho de 2017, facilitou a implementação da política de Reforma Agrária nos municípios por ela atendidos.

– A unidade traduz um compromisso do Incra com a Reforma Agrária, de estar mais próximo dos trabalhadores rurais, reduzindo a distância física em relação às sedes administrativas das Superintendências Regionais e facilitando o acesso à regularização fundiária e demais políticas públicas, destacou.

Os números comprovam o argumento do superintendente. Nos primeiros meses após a instalação, a Unidade em Avançada do INCRA em Montes Claros foi responsável pela atualização cadastral de 2.155 famílias; 2.040 supervisões e fiscalização de concessão e créditos; 1.644 supervisões ocupacionais; 850 atendimentos na sede ao público-alvo (assentados, trabalhadores rurais, proprietários de imóveis rurais, entre outros).