Categories DIVERSOSEDUCAÇÃO

CRECHE LUCIANO FERNANDES MARINHO PROMOVE PALESTRA PARA PAIS E FUNCIONÁRIOS SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

As crianças fazem parte do grupo mais vulnerável a acidentes no trânsito, que é onde acontece o maior número de morte acidental com os pequenos na idade de 1 a 14 anos.

De acordo com a Polícia Militar de MG do total de mortes de crianças em acidente de trânsito, 34% acontecem com elas na condição de passageiros e 30% devido a atropelamentos.

Para alertar os pais e funcionários a coordenação da creche Luciano Fernandes Marinho promoveu na manhã desta quinta-feira (5) uma palestra com o soldado PM Danilo Souza, coordenador local Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, desenvolvido pela PM em parceria com as escolas e as famílias.

Os  principais objetivos da palestra foram conscientizar e orientar os pais quanto aos riscos no trânsito; apresentação da Legislação de Trânsito; apresentação dos equipamentos de segurança; medidas de segurança; consequências da negligência da segurança.

O policial alertou também sobre crimes cibernéticos e desacato a funcionários públicos e suas consequências.

De acordo com a coordenadora da Creche, Marley Oliveira, a ideia partiu da própria PM que, observando o transporte das crianças da Creche pelas ruas da cidade, em motos sem capacetes, mais de uma criança na garupa de moto e bicicleta, e transporte de crianças menores de 10 anos de idade no banco da frente de veículos, sugeriu a coordenação da instituição para que fosse realizada esta palestra de conscientização dos pais e funcionários.

– O que foi de grande importância para conscientizar os pais a se preocuparem com a segurança de seus filhos e ainda alertar sobre outras questões como o desacato e os crimes cibernéticos, tão comuns nos dias de hoje e que precisam ser combatidos, disse Marley.

Ainda conforme a PM em 2.015 foram 1.389 mortes de crianças devido a acidentes e em 2.016 12.288 crianças hospitalizadas devido a acidentes em Minas Gerais.

– Estes números precisam diminuir e para isso é preciso a conscientização dos pais. Além dos riscos naturais do trânsito a Creche está numa localização bastante perigosa, entrada da cidade onde o fluxo de veículos é muito intenso. Por isso os pais e funcionários devem ter cuidados redobrados para manter a segurança de seus filhos e alunos, finalizou o soldado PM.

Para o comerciante Claudemar Antônio de Souza, pai de aluna, a palestra foi bastante esclarecedora e de fácil entendimento.

–  Gostei muito, acho muito importante e necessária esta participação e envolvimento da Polícia Militar nos problemas da comunidade. Creio que os pais que não faziam a coisa certa agora vão passar a fazer. Tudo depende de orientação, afirmou Claudemar.