Categories DIVERSOS

PREFEITURA REALIZA REUNIÃO COM COMERCIANTES DO MERCADO MUNICIPAL PARA TENTAR RESOLVER IMPASSE SOBRE DÍVIDAS ANTIGAS

Para tentar solucionar um impasse que vem tirando o sono dos comerciantes que possuem pontos no prédio do Mercado Municipal, através de cessão de uso, foi marcada uma reunião na manhã desta terça-feira (20), no Auditório Juarez Espínola Guedes/Monte Lopino, com os comerciantes e representantes da Administração Municipal (Administração, Jurídico e Tributos).

O impasse começou quando os nomes de alguns comerciantes foram para a Dívida Ativa do Município pelo não pagamento de aluguéis dos pontos comerciais do Mercado durante os anos 2013 e 2014.

Os comerciantes penalizados dizem ter pago os referidos valores, mas, não apresentaram recibos de comprovação de pagamento.

De acordo com a secretária de Administração, Andréa Sena Ornelas, não consta nos cadastros do Município os pagamentos destes aluguéis durante os anos 2013 e 2014.

Segundo o representante do Departamento de Arrecadação e Tributos, Raimundo França, durante este período o Município, sob a gestão do então prefeito Jordão Medrado, a empresa responsável pelo sistema de Tributação, a DPM/Astral, que realizava a quitação das guias. Mas não consta nenhuma quitação de débito no sistema do município durante estes anos, portanto, é como se os comerciantes não tivessem pago.

– Não há como comprovar estes pagamentos, a empresa responsável à época não  deixou nenhum arquivo comprovando,. A solução seria cada devedor apresentar os recibos que comprove ospagamentos, diz Raimundo.

Ainda de acordo com Raimundo França, somente em 2015 os pagamentos passaram a ser feitos através de agência bancária e, a partir desta data o Município possui o controle que quem pagou ou deixou de pagar os aluguéis.

Então, foi enviado um ofício para cada comerciante, para que o mesmo pudesse quitar seus débitos e poder dar andamento no processo de cessão de uso dos referidos pontos.

Como os comerciantes não comprovaram o pagamento durante estes anos e o Município não pode fazer renúncia de receitas, para perdoar a dívida, ficou acordado entre as partes, (Poder Público e comerciantes), que o prefeito irá enviar à Câmara, um Projeto de Lei que dá 80% de desconto  sobre as multas e juros da dívida durante estes anos, para que todos paguem, tirem seus nomes da Dívida Ativa e possam dar prosseguimento no  contrato de cessão de uso dos pontos, já que o Mercado está na iminência de ser reinaugurado.

A Administração deseja encontrar uma solução para este problema o mais rápido possível, dentro da legalidade, já que tem urgência na reinauguração do mercado e conhecimento da necessidade dos comerciantes voltarem aos seus pontos.

Categories DIVERSOSEDUCAÇÃO

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO VOLTARAM ÀS AULAS NESTA SEGUNDA (19)

As aulas da Rede Municipal de Educação, que conta com mais de 1 mil alunos, distribuídos em  13 escolas, duas na sede e 11 na zona rural, entre estas duas creches, uma na sede e outra na zona rural, além de cinco turmas de pré-escolar em salas cedidas por escolas estaduais, na sede e zona rural, tiveram início nesta segunda-feira (19).

Devido a grande procura de vagas nas creches, as turmas do pré-escolar foram deslocadas para espaços cedidos por escolas estaduais, para assim, deixar vagas salas para receber os alunos menores.

A secretária Hozana Peixoto disse que a Secretaria vem buscando atender toda demanda de espera nas creches e para isso a proposta foi contar com parcerias das escolas  estaduais Inconfidentes, (Sede) e em Novo Horizonte e Canabrava (Zona Rural), que cederam salas para funcionar turmas de pré escolar.

– Foram retirados 66 alunos de 5 anos (Pré-escolar) da creche da sede, sendo ofertadas mais 123 vagas, eliminando toda demanda existente na lista de espera, para tanto remanejamos funcionários, mas mesmo assim ainda foi necessário realizar a contratação de mais monitores. Tudo para oferecer uma Educação de qualidade e oferecer mais acesso à Educação às nossas crianças, declara a secretária.

Os professores receberam os alunos, muitos pela primeira vez, com dinâmicas, brincadeiras, brindes e muita alegria, para que os pequenos não estranhassem o ambiente e a nova rotina em suas vidas.