Categories DIVERSOSSAÚDE

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÃO DE ALERTA CONTRA A TUBERCULOSE

A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões e mata mais de 1 milhão de pessoas por ano no mundo, sendo que, são aproximadamente cinco mil óbitos, por ano, no Brasil.

Tosse com expetoração, cansaço, alguma febre pelo final do dia, suor à noite, emagrecimento, gânglios no pescoço são alguns sintomas da tuberculose, que pode ser prevenida pela vacina BCG. Apesar de grave e mortal, o tratamento correto desta doença garante a cura ao paciente.

Com o objetivo de alertar a população para combater e erradicar completamente a doença no município a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado (11) pela manhã, dia de feira, no Galpão da Feira Livre do Mercado Municipal, uma ação com os agentes de Vigilância em Saúde e enfermeiros.

Com raízes sociais, o problema vem diminuindo, mas ainda é a doença infecciosa que mais mata no mundo.

É causada por uma bactéria de crescimento lento, a qual pode levar até 45 dias para se manifestar no organismo. O principal sintoma é a tosse, além de dores no peito, perda de peso, sudorese, febre e fadiga.

A transmissão dos bacilos ocorre pelo ar e são eliminados pela tosse, fala ou espirro. Com 15 dias de tratamento, o risco de contágio diminui, pois o número de bacilos capazes de causar infecção reduz drasticamente.

Uma estratégia para controlar a doença é o diagnóstico rápido. O diagnóstico de tuberculose tradicional é feito através da cultura sólida e pode levar até oito semanas para a liberação do resultado. O teste de cultura líquida automatizada detecta a presença do agente causador entre 7 a 13 dias, possibilitando o início do tratamento de forma mais rápida.

Quando apresentar alguns dos sintomas, é fundamental que a pessoa procure atendimento médico e, sobretudo, evite a automedicação.

É preciso realizar o Raio X do tórax para obter o diagnóstico correto, além de alguns exames laboratoriais, para assim, indicar o melhor tratamento e a melhor medicação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *